O FRANQUEADOR COMO MENTOR NO SISTEMA DE FRANQUIAS

A característica mais distintiva de tal sistema na aparência uniforme. O franqueador informa a todo o sistema como ele deve se apresentar no mercado e define a identidade corporativa. Os procedimentos operacionais, como gestão, política de pessoal, marketing, vendas e controle também são determinados em grande parte pelo fundador da empresa. Portanto, é necessária uma padronização dos processos de negócios no sistema de franquias para garantir a uniformidade da marca e, assim, alcançar um alto valor de reconhecimento entre os clientes.

Para isso, o modelo de negócio deve ser independente de uma única pessoa e das condições ambientais regionais para poder ser facilmente multiplicado – nacional ou mesmo internacionalmente. A base desse sistema de distribuição é o contrato de franquia , que se aplica a todos os membros do sistema de franquia. Regula a concessão de licenças, direitos de uso e taxas de franquia, bem como o nível de participação do franqueador nos lucros de seus parceiros.

Ao mesmo tempo, o contrato contém as especificações para os franqueados, que contribuem para a padronização da imagem da marca. Isso inclui conceitos de marketing e publicidade que já foram desenvolvidos, bem como requisitos para treinamento de pessoal, contabilidade e relatórios regulares. Antes de assinar o contrato, é aconselhável procurar aconselhamento e apoio de um advogado especializado que irá rever juridicamente todas as especificações e condições. https://arcca.io/franquias-para-investir/